OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

1º de maio não é dia do trabalho é Dia do Trabalhador

A proibição da festa na avenida Paulista pelo prefeito, talvez tenha  justamente este efeito. Ao proibir a festa e os shows, Dória transformou a  alegria do Dia do Trabalho em dia de manifestação dos trabalhadores contra as reformas. Como nunca deveria deixar de ter sido. Paulo Campos - Secretário Nacional OTB

Por Paulo Campos dia em Nossos Direitos e Conquistas

1º de maio não é dia do trabalho é  Dia do Trabalhador
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A comemoração do dia do trabalho é tradicional em vários países e teve origem com as manifestações reivindicando direitos trabalhistas na Chicago de 1886 quando morreram 7 policiais e 3 civis. Três anos mais tarde a Internacional Socialista reunida em Paris decidiu que seria importante que se realizasse anualmente manifestações pela jornada de 8 horas diárias.

Em 1º de maio de 1891 em uma manifestação por direitos trabalhistas no norte da França, morreram dez manifestantes. Deste evento surgiu a tradição da data.

Essa tradição chegou ao Brasil trazida por imigrantes que instituíram a data como, dia de luta pelos direitos trabalhistas e era data de manifestações e de protestos.

Foi a propaganda política da era Vargas que transformou a data no Dia do Trabalho mudança que, embora sutil, mudou totalmente o caráter do dia que, de dia de manifestação, passou a dia de festas, comemorações cívicas e desfiles.

Porém, no Brasil de hoje, de cassação direitos trabalhistas, com a data do trabalho tão próxima à uma greve geral que paralisou diversas capitais, talvez fosse mais interessante que não houvesse festa por parte das Centrais Sindicais e sim ainda mais manifestações contrárias à arbitrariedade destas reformas que estão sendo duramente impostas á população que não tem defesa.

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//