OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Embrapa precisa de reforço segundo OTB

A estatal foi responsável pelo gigante avanço da agricultura brasileira desde os aos 70, porém necessita de uma nova visão.

Por Anderson Luna dia em OTB no Brasil

Embrapa precisa de reforço segundo OTB
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 05/07/2018, 10:00 h, Brasília

O grande crescimento da produtividade agrícola no país é, em grande parte, devido á EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a estatal foi a responsável pelo Brasil ter se tornado um grande produtor de soja e de outras commodities agrícolas. Antes de sua criação em 1973, a região do serrado era considerada imprópria para a agricultura, por exemplo.

A estatal, que esteve na ponta da pesquisa, enfrenta tempos difíceis e precisa ser reinventada.

Porém, apesar de ter gerado retorno de 36 bilhões de reais à economia em 2017, equivalente a mais de 10 vezes seu orçamento, estes resultados se deveram à pesquisas realizadas em seus primeiros 25 anos. Sete áreas de pesquisa – incluindo pesquisas sobre arroz e feijão – não tiveram resultados.

Na EMBRAPA 70% do orçamento vai para os salários e apenas 2% para a aquisição de novos equipamentos e testes de campo.

É preciso reforçar a aquisição de equipamentos e contratação de pessoal, principalmente pela entrada de empresas estrangeiras de peso como Bayer e Syngenta na competição.

Em 2018 a EMBRAPA fundiu 17 unidades administrativas que se tornaram apenas 6 e fechou quatro dos 46 escritórios regionais.

A OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil acredita na qualidade dos pesquisadores brasileiros. A ciência é um dos pilares da construção de um país competitivo economicamente e gerador de empregos. Novas técnicas desenvolvidas por agências de pesquisa como a EMBRAPA já se mostraram valiosas na geração de valor e no aproveitamento de regiões antes tidas como improdutivas como o serrado brasileiro.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//