OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Importância dos sindicatos

Da defesa dos direitos dos trabalhadores - ao acompanhar de perto o cumprimento de acordos, da legislação e de direitos dos trabalhadores - até a discussão de grandes temas, o movimento sindical está presente na vida dos brasileiros.

Por Paulo Campos dia em Eventos e Ações OTB

Importância dos sindicatos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 28/05/2015, 16:00 H – Nascidas para proteger trabalhadores do poder econômico e social das grandes corporações, as organizações sindicais ganham importância quando se leva em consideração a diversidade de situações  e direitos inscritos nas convenções coletivas.

As entidades representativas de trabalhadores precisam dispor de recursos - políticos e financeiros - para se contraporem ao poder das corporações empresariais

A grande dificuldade da massa de trabalhadores, mesmo quando conquista um direito, é vê-lo implementado. O desprezo pelos direitos trabalhistas é histórico no país e tem ganhado as manchetes as manobras das elites para manipular o governo na direção do extermínio de conquistas históricas.

São direitos que, por negligência do poder público ou mesmo a ausência de fiscalização para atender todo o território nacional, pouco são observados.

A instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar abusos é o sindicato. É o sindicato que, no contato direto com os trabalhadores, toma conhecimento de ocorrências que ferem a Lei, os acordos ou as convenções coletivas.

O debate de grandes temas nacionais também é palco da atuação sindical. A política de valorização do salário-mínimo que tirou milhões de pessoas da pobreza, foi proposta e negociada pelas Centrais Sindicais. A OTB está atenta e pretende ter atuação relevante em questões de importância nacional.

A atuação sindical é certamente decisiva e fundamental tanto em pequenas questões do dia-a-dia dos trabalhadores quanto em grandes temas nacionais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//