OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Domingo, 17 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Líder da OTB enfrenta prefeitura em São Luís do Curú

A OTB tem seguido sua vocação de participar de maneira bastante próxima da vida dos brasileiros. No interior do Ceará não foi diferente. A OTB inaugurará em breve uma subseção na cidade mas já participa do momento político da região, enquanto isso, Saturnino Castro, líder da entidade na cidade, arregimentou forças na defesa dos funcionários públicos.

Por Anderson Luna dia em Nossos Direitos e Conquistas

Líder da OTB enfrenta prefeitura em São Luís do Curú
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 10/12/2018, 14:00 h – Fortaleza

Nas próximas semanas assume o cargo de Presidente da Subseção OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil cidade de São Luís do Curú, Saturnino Castro. O líder da entidade na cidade é professor e administrador com pós-graduação em gestão pública.

Castro afirmou que a cidade atravessa uma crise e carece de administração e fiscalização. Os servidores terceirizados estão receberam o 13º salário e, mais que isso, existe uma política de demissão próxima ao mês de dezembro, com a desculpa infundada de que a demissão suprime o direito ao 13º e férias proporcionais.

Outro grande problema é a falta do pagamento do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica aos professores, que também não recebem pelo tempo que gastam com o planejamento das aulas já que inexiste horário estipulado para este trabalho.

Servidores estão tendo seus direitos trabalhistas ignorados e professores, além de não receberem o que tem direito, não recebem pelo trabalho de planejamento das aulas, fundamental para a qualidadade do ensino.

A situação que era ruim, piorou no período eleitoral, quando servidores foram demitidos para que suas vagas fossem leiloadas em troca de votos.

AT – Que foi feito para denunciar e tentar reverter a situação em que se encontra a administração da cidade?

Saturnino – Entrei com processo na Comarca de São Luís do Curú onde o promotor Antonio Forte garantiu o direito dos funcionários receberem os 13º salários. Também consegui o pagamento de 1/3 de férias para os funcionários temporários.

AT – Foi uma vitória, mas e em relação aos servidores demitidos?

Saturnino -  Enviamos ofício ao juiz de Uruburetama pedindo o retorno de todos os funcionários. Também enviamos ofício à Polícia Federal solicitando que fosse investigado o porquê do não pagamento dos salários dos servidores e o não pagamento do Fundeb. É importante dizer que consta a entrada de R$ 10.098 milhões e solicitamos acompanhamento da OAB Ceará. Também foi enviado ofício à desembargadora Maria Naíde do TER-Ceará, pedindo a garantia do retorno de todos os funcionários públicos que foram prejudicados.

A OTB, mesmo antes de iniciar sua atuação de maneira formal, acompanha a situação em São Luis do Curú e demonstra sua apreensão em relação ao futuro dos servidores municipais e o atendimento aos munícipes. Bruno Holanda, presidente da Seccional Ceará da OTB está atento ao desenrolar destas ações: “é preciso que a sociedade tome consciência de que a gestão deve ser observada por todos. O cidadão deve cobrar do vereador em que votou ações voltadas para sua região, deve ter ideia do que está sendo feito do dinheiro da prefeitura para que situações como esta de São Luis do Curú não se repitam de maneira tão comum por todo o país”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//