OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

OTB quer regulamentação do lobby

EDITORIAL - Quando a sociedade tenta influenciar políticos, esta influência – legítima – é feita por lobistas. No Brasil esta atividade não é regulamentada e, sem controle, pode ser favorecer à corrupção.

Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

OTB quer regulamentação do lobby
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 07/06/2018 – 20:00 h – São Paulo

A maioria dos grandes atos de corrupção que tem se tornado públicos com a ação da imprensa e da Lava-Jato, se dão, principalmente, entre empresários – que necessitam de benesses – e políticos que detém o controle das verbas.

Muitas destes atos foram orquestrados por pessoas que transitam pelos gabinetes de Brasília e que tem justamente a função de intermediar os interesses de particulares com a ação política de parlamentares, estas pessoas que fazem lobby são os chamados lobistas.

A palavra lobby tem origem inglesa e significa salão ou corredor e acabou nomeando encontros em lobbies de hotéis promovidos entre políticos e empresários.

A OTB acredita que a regulamentação desta atividade pode reduzir sua capacidade de produzir atos ilícitos ao conferir transparência e, com isso, forçar honestidade e ética em seus propósitos. Para que isto aconteça é preciso que exista registro público do agendamento das entrevistas, que exista um órgão de controle, que seja regulamentado prazo entre o fim de exercício de cargo público e o início da atividade de lobista, proibição do credenciamento de quem tenha sido condenado por corrupção ou improbidade administrativa, com punições para quem atuar em desacordo com o regulamentado.

Acreditamos que ações simples são capazes de mudar o país. Um plano de mudanças não precisa ser radical e pode ser implantado aos poucos, já tratamos da redução de impostos e da reforma da previdência. A corrupção é um mal que aflige, no final das contas, toda a população e deve ser combatida. A regulamentação da atividade de lobista é um primeiro passo, não o único, neste sentido, porém é passo que pode ser dado com facilidade e de fundamental importância para todos nós brasileiros.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//