OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Terca-Feira, 14 de Julho de 2020

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Quanto tempo o vírus da Covid fica no organismo

Primeiros sintomas aparecem em 2 a 14 dias. Foto: Brasil 61

Por Paulo Campos dia em Eventos e Ações OTB

Quanto tempo o vírus da Covid fica no organismo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – São Paulo

Muita informação controversa tem sido veiculada, em especial pelo governo. Para informar a população, a OTB inicia uma série de perguntas e respostas sobre o coronvírus. A primeira é sobre o tempo que o vírus permanece no organismo de quem foi infectado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o período de incubação – que é quando o vírus já entrou no organismo mas a pessoa não percebe – varia de 2 a 14 dias.

Este dado é importante porque é consenso que enquanto está sem sintomas, o portador já está transmitindo o vírus, daí a importância das medidas de afastamento social.

Este também é o motivo do estabelecimento de quarentena de 14 dias em vários países para passageiros que chegam do exterior.

Não há necessidade do toque direto para contaminar outra pessoa. Apertos de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, ou objetos contaminados como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, talheres, máscaras ou teclados de computador podem conter vírus ativo.

Com a flexibilização da quarentena em diversas cidades é imprescindível que se mantenham regras de afastamento de 2 metros, pelo menos, entre você e outras pessoas em estabelecimentos comercias, com uso da máscara. Lavar as mãos com sabão e o uso do álcool gel são bons aliados.

Estas providências simples, afastamento, higiene ampliada, água e sabão, álcool gel e máscara, podem evitar que você se contamine ou que leve o vírus para casa, contaminando familiares.

Dúvidas sobre o coronavírus, ligue 136.

Ou utilize o chat do Ministério da Saúde em saúde.gov.br/coronavirus

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//