OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Saúde de Mauá (SP) em situação crítica

Da OTB Subseção MAUÁ – Próximo ao colapso, Secretaria da Saúde da cidade de Mauá (SP) encerra contrato com fundação que administrava as unidades de saúde.

Por Anderson Luna dia em Nossos Direitos e Conquistas

Saúde de Mauá (SP) em situação crítica
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 29/08/2018 – 12:00 h  - São Paulo

Durante os últimos 5 anos o sistema de saúde da cidade de Mauá era administrado pela FUABC - Fundação do ABC, porém com o aumento da dívida da prefeitura – que supera hoje 120 milhões de reais -  provocou atrasos nos pagamentos dos fornecedores e queda no nível de atendimentos.

Os fornecedores, mesmo com a inadimplência, mantiveram a entrega de medicamentos e insumos aguardando a realização de acordo entre a prefeitura e a FUABC cujas reuniões aconteceram com regularidade.

Hoje, no Hospital Nardini são 159 pacientes internados, com 20 pacientes em leitos UTI, 2 na semi-UTI e mais 10 na emergência. Há também 50 pacientes internados na retaguarda do pronto-socorro, 28 na clínica médica, 18 na clínica cirúrgica, 16 na maternidade e 15 na ortopedia. Pronto-socorro e hospital realizam cerca de 1200 atendimentos por mês, somente em urgência e emergência com uma média de 10 cirurgias diárias.

Porém a Secretaria da Saúde do município decidiu pela descontinuidade do contrato, provocando preocupação na população e nas entidades que fiscalizam a atuação dos órgãos públicos. A OTB – Ordem dos Trabalhadores do Brasil, está atenta à situação em Mauá e vai cobrar das autoridades a manutenção dos atendimentos médicos.

Além da situação dos atendimentos, o encerramento do contrato ainda leva incerteza a cerca de 1650 trabalhadores que poderão perder seus empregos. O secretário da saúde anunciou que os trabalhos deverão ser assumidos pela administração direta já na próxima sexta-feira (31).

A FUABC administrava o  Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//