OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Servidores municipais de SP reclamam de reajuste zero

Categoria que vivencia anos seguidos com reajustes simbólicos de 0,01% mostra sinais de organização. Surgiram associação e manifestações em mídias sociais de servidores com intento de lutar contra Lei.

Por Paulo Campos dia em Nossos Direitos e Conquistas

Servidores municipais de SP reclamam de reajuste zero
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Sem reajuste desde 2013, categoria clama que sejam concedido reajuste que atualize os salários. Projeto de Lei que corre na Câmara Municipal de São Paulo que nem foi votado, “esquece” as defasagens de anos anteriores e propõe concessão apenas do último período de inflação: 4.76%.

Após 12 anos de seguidos reajustes de 0,01% para os servidores de nível básico e médio da Prefeitura de São Paulo que achataram os salários ao ponto de existirem servidores recebendo menos que o salário mínimo, o então prefeito Haddad, promoveu um reajuste (sem ganho real) que minimizou as perdas em 2013.

Esta atualização parcial acabou sendo corroída fortemente pela inflação dos anos 2013 a 2017 sem que houvesse qualquer reconhecimento por parte da Prefeitura que continuou com a política do arrocho e concedeu seguidos reajustes de 0,01% (sendo que em 2016, sem isso foi concedido, ficando a categoria sem reajuste).

Enquanto a Prefeitura de São Paulo insiste em reajustar salários em 0,01%, não tem pudor em reajustar IPTU ou qualquer outro contrato pelos índices da inflação. Ou seja, a arrecadação aumenta e a Prefeitura alega estar sempre sem dinheiro.

Existem relatos de servidores que estão passando fome, de servidores que foram despejados de suas casas por não terem conseguido pagar os aluguéis. Servidores que tiraram os filhos das escolas que estudavam ou deixaram de pagar planos de saúde ou tratamentos odontológicos simplesmente por terem seus salários sido destruídos pela inflação.

Na esfera federal, por exemplo, foi aprovada este mês, medida provisória que reajusta os salários dos servidores. 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//