OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Terca-Feira, 12 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Sindicatos terão de se reinventar

Com o fim do imposto sindical, sindicatos em todo o país terão de buscar nas bases o financiamento de suas atividades.

Por Paulo Campos dia em OTB no Brasil

Sindicatos terão de se reinventar
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador, 18/07/2017, 15:10 – Brasília – A sansão da reforma trabalhista na última quinta-feira, 13, resultará em grande transformação no cenário sindical brasileiro. Antes dependentes da verba, sindicatos, federações e Centrais Sindicais terão de buscar alternativas para o custeio de suas ações com exceção da OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil, que desde sua fundação, não se valeu do imposto ou o teve como fundamental.

Segundo apuramos com sindicalistas próximos, a grande maioria vai buscar nas próprias bases maneiras de conseguir recursos, porém o cenário é incerto e, já é tido como certo o encerramento de atividades diversas entidades.

Para Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, sindicatos terão o desafio de se reorganizar e fazer um grande trabalho de base. Retorno do imposto sindical via medida provisória ainda é uma possibilidade.

Por terem bases com menor número de integrantes, sindicatos de categorias menores e mesmo associações que congregam parcela de trabalhadores que compõe grupos dentro de categorias, terão menor flexibilidade e enxergam futuro nebuloso.

Consequências não serão sentidas pelos trabalhadores no curto prazo. Será nos próximos anos que a perda de direitos, a impossibilidade de entrar na justiça contra abuso de empregadores e as relações individualizadas de trabalho mostrarão seus efeitos.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//