OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil        Domingo, 17 de Novembro de 2019

OTB - Ordem dos Trabalhadores do Brasil - Trabalhando pelos direitos dos Trabalhadores

Trabalho exige novas habilidades

Estudo americano demonstra a necessidade de mudanças que adequem trabalhadores às mudanças decorrentes da automação e inteligência artificial.

Por Paulo Campos dia em Nossos Direitos e Conquistas

Trabalho exige novas habilidades
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agência Trabalhador – 20/06/2018, 18:00 h – São Paulo

Desde a revolução industrial, mudanças na tecnologia tem determinado o início ou o fim de funções e do uso de habilidades. No mundo atual, a automação e a inteligência artificial tem provocado mudanças muito mais rápidas que terminam por exigir que o trabalhador, ainda na ativa, tenha de se atualizar, sob pena de perder seu emprego ou pior: seu trabalho simplesmente deixar de existir. Este movimento está ligado não somente às mudanças ligadas à tecnologia e tem evoluído na direção da necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em detrimento das atividades físicas e manuais.

Pessoas terão de descobrir maneiras de lidar com máquinas cada vez mais inteligentes.


São mudanças que provocarão grande aumento na produtividade, mas que necessitam de conhecimentos específicos e habilidades que precisarão ser desenvolvidos. A área de tecnologia da informação, como exemplo, tem demonstrado crescimento que impressiona, e, mesmo exigindo estudo na área, tem previsão de crescer 90% até 2030. É um vasto mercado de trabalho cuja carência tem aumentado os salários.

É preciso, para sobreviver, desenvolver habilidades digitais básicas.

Junto com a adoção de tecnologia avançada, o aperfeiçoamento das relações interpessoais acabam exigindo desenvolvimento de habilidades emocionais refinadas que as máquinas terão muita dificuldade em dominar. Empatia, simpatia são naturais a algumas pessoas, porém a comunicação avançada é habilidade que pode ser ensinada e aperfeiçoada. Caracaterísticas empreendedoras tem sido consideradas diferencial em relações de trabalho. Pessoas de perfil empreendedor, geralmente assumem riscos, tomam decisões rápidas e tem consigo características de decisão, liderança e gerenciamento de equipes.


Outros campos onde as máquinas não terão espaço, como atividades onde são utilizadas habilidades cognitivas elevadas, certamente terão aumento na demanda, como a criatividade, o pensamento crítico, a tomada de decisão e a análise e processamento de informações complexas.


A construção de um país depende do investimento no futuro. O Brasil precisa definir políticas educacionais realistas, voltadas para as necessidades que virão e discutidas com a sociedade. Todo o crescimento da economia não depende apenas das decisões do governo. A infraestrutura em todas as áreas e a educação, fazem parte de um complexo quadro que nos levará ao Brasil do amanhã. Um país muito melhor para nossos filhos que estarão aptos a viver e trabalhar no ambiente tecnológico que está se desenhando.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

//